sábado, 20 de abril de 2013

O Poder da Diversidade e Go

Hoje vou falar um pouco sobre minha pesquisa. Você leu meu artigo anterior sobre o livro de Scott Page? Se não, dê uma olhada aqui. Scott Page fala sobre a importância em criar um time que contenha diversidade para resolver problemas complexos.

Inspirado por essa ideia, em minha pesquisa eu uso um conjunto de jogadores artificiais que cooperam em um jogo de estratégia complexo chamado Go. Meu primeiro artigo foca no seguinte problema: ao escolher quais jogadores artificiais irão compor um time, é mais importante escolher os melhores jogadores ou escolher jogadores que trarão diversidade ao time? Meus resultados mostram que um time com jogadores fracos, mas diversos, pode jogar melhor do que um time com jogadores fortes, mas muito parecidos!..

O mecanismo de cooperação é simples: os jogadores votam no próximo movimento. O movimento que tiver o maior número de votos será escolhido como a jogada oficial do time. Para quem conhece um pouco de Go no computador, estou trabalhando atualmente com quatro programas: Fuego, GnuGo, Pachi e MoGo.

Para ficar mais claro, segue abaixo um vídeo de demonstração:

A mensagem principal é que diversidade é uma questão importante. Além das questões éticas e humanitárias, um time que tem diversidade consegue ser melhor do que um time sem diversidade para resolver problemas complicados!

Para mais detalhes, confira meus artigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário